sábado, 15 de outubro de 2011

ESPECIAL: Dia do Professor

Hoje irei homenagear todos os professores do Brasil com essa matéria, pois afinal, todos nós já tivemos aquela professora ou professor, que admiramos por vários anos, que sentimos saudades ou apenas tivemos uma paixonite.

O dia do professor no Brasil é comemorado no dia 15 de outubro. A primeira comemoração efetiva aconteceu em 1947 e até hoje está acontecendo.

Com toda certeza este é um dos dias mais importantes, porém, menos valorizados por nós brasileiros. Tudo bem que um dia comemorativo não é algo esplendoroso, entretanto, é um dia para agradecer esses excelentes, alguns nem tanto, profissionais que moldam o futuro da nação.

Se vocês começarem a pensar em suas vidas sem seus professores, com toda certeza ela seria diferente do que está atualmente. Apesar de você gostar ou não deles, com absoluta certeza eles definem quem você será no futuro.

É óbvio que todo mundo já odiou algum professor, principalmente aqueles carrancudos que sempre fazem um teste surpresa para acabar com sua nota final. Todavia, existem os professores que amamos e claro, que fazem de tudo para que nosso futuro seja o melhor possível. Bons professores ou não, é algo admirável.

Agora particularmente falando, darei meus testemunhos sobre dois professores. Um deles eu odeio e o outro eu gosto muito. 

No ano de 2009 eu achei que seria um excelente ano escolar, os colegas de classe eram interessantes, todos os professores pareciam legais. Tudo estava em um excelente tom harmonioso.

Porém, começaram os trabalhos da matéria que mais odeio. Ela era Educação Artística. Essa é a mais inútil de todas as matérias, mas meu ódio até que é explicável, pois eu não possuo talento algum para desenhar.

A professora chamava-se Marla. Ela passava uns trabalhos completamente difíceis e sem pé nem cabeça. Eu nunca consegui completar um, só conseguia passar no sufoco. Certo dia, ela inventou um maldito trabalho, que agora no momento não me recordo muito bem, porém, recusei fazer. Pelo simples fato de que aquilo era extremamente difícil e inútil. O resultado dessa rebeldia foi uma nota vermelha nesta matéria.

Depois de semanas conversando com a diretora da escola, uma mulher gente fina, a professora acabou demitida. De longe foi o melhor fato que aconteceu naquele ano letivo.

Já em 2010 em uma escola nova, eu estava com bastante medo de não adaptar-me de uma maneira que me sentisse confortável. Porém, já no primeiro dia de aula vi que meus colegas continuavam sendo legais. Os professores todos eram jovens e também possuíam uma linguagem muito moderna, isso deixava as aulas bem mais divertidas.

No segundo dia de aula conheci o professor que mudaria meu conceito sobre esses profissionais. Era o professor de biologia. Chamava-se Diogo, tinha 28 anos e era bastante moderno para um professor.

Logo de cara, achei que ele seria meio chato, pois gritava bastante em certos momentos. Certo dia estava eu ouvindo música em meu celular durante a aula, ele pegou os fones, começou a ouvir a música e falou as seguintes palavras: "Música interessante. AC/DC é uma excelente banda. Só por ter um gosto musical decente, podes continuar ouvindo."

Durante dias ele ficou falando que eu era o único aluno que possuía um excelente gosto musical na escola. E apesar dele reclamar que eu tuítava muito durante as aulas, comecei a ter uma grande afinidade com ele, afinal, ele era um professor que sempre sonhei.

Na metade do segundo bimestre surgiu uma oportunidade melhor de emprego para ele e foi obrigado a aceitar. Desde então as aulas de biologia nunca mais tiveram a mesma graça de antes. Sinto falta de seus gritos, seus elogios e suas provas fáceis.

Óbvio que também tive outros professores que marcaram minha vida, porém, estes dois foram especiais.

Por fim, eu gostaria de parabenizar todos os professores do Brasil, afinal, eles são os formadores do futuro de nosso país. Deve ser gratificante ser um professor e ver que seu aluno obteve sucesso em sua vida.

Terminarei esse post com a seguinte pergunta: Caros leitores, quais foram seus melhores e piores professores?

Um comentário:

  1. A pior professora que tive foi quando eu estava na 3º série, e a professora era muito chata e gritava com os alunos. Eu tinha medo ):

    A melhor professora que tenho também, é uma professora atual, a Débora de geografia. Geografia é uma mate´ria que adoro, e além disso, ela faz as aulas ficarem muito divertidas :3

    ResponderExcluir